Início > brtos > Colduino V1.0 – Uma plataforma aberta de hardware e software baseada no BRTOS

Colduino V1.0 – Uma plataforma aberta de hardware e software baseada no BRTOS

É com imensa satisfação que divulgamos o lançamento da primeira versão do Colduino, uma plataforma aberta de hardware e software compatível com shields arduino. A plataforma colduino é baseado em um microcontrolador Freescale Coldfire V1 / família JE. Este microcontrolador foi escolhido por possuir um bootloader USB em ROM, o que facilita a gravação dos programas desenvolvidos para o colduino, pois não necessita uma ferramenta externa para gravação do microcontrolador. O software do colduino é baseado no BRTOS. Desde o início nossa intenção foi trazer uma plataforma base para o BRTOS através do colduino.

O MCF51JE128 utilizado na primeira versão do colduino opera a 48Mhz, tendo suporte as comunicações seriais USB, I2C, SPI e SCI (UART). O suporte a cartões SD/FAT32 também foi implementado através de comunicação SPI.

Para a comunicação USB foi adicionado suporte as classes CDC (virtual COM) e MSD (mass storage device). O driver para a porta serial virtual foi desenvolvido pela Freescale e é fornecido no pacote do colduino. A USB também é utilizada para o bootloader, sendo necessário somente fechar um jumper na placa do colduino para habilitar o modo bootloader. Os drivers do bootloader também são fornecidos no pacote do colduino. Já o software do bootloader encontra-se disponível a parte pelo link: Colduino bootloader software. A placa do colduino pode ser reproduzida, sendo que os arquivos necessários para sua reprodução (esquemático e placa em gerber/pdf) também são disponibilizados pelo projeto. Abaixo temos o primeiro protótipo da placa do colduino. Devemos lembrar que este protótipo foi desenvolvido em uma fresa e que somente componentes disponíveis no momento foram utilizados. A maioria dos componentes vistos na imagem deveriam ser SMD, mas devido a disponibilidade foram improvisados componentes PTH (Plated through hole). Assim que tivermos em mãos a primeira placa confeccionada profissionalmente com os componentes SMD faremos uma nova postagem.

A seguir são apresentadas algumas imagens do terminal do BRTOS sendo executado pelo colduino:

Esperamos que gostem do projeto !!!

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: