Início > brtos, ports > Lançado demo do BRTOS para o Kinetis KwikStik

Lançado demo do BRTOS para o Kinetis KwikStik

 Desde o lançamento do kit KwikStik com o microcontrolador Kinetis K40 pensamos em desenvolver um demo do BRTOS para este kit, principalmente por possuir slot para cartão micro SD, microfone, saída de áudio e display. Seria com certeza um demo muito bom de um mp3 player.

Após algum tempo acabamos ganhando em um sorteio de um webinar da Microgenios o tão desejado kit de desenvolvimento, que é um dos muitos kits que compõem o premiado sistema Tower da Freescale. O microcontrolador K40x256 que acompanha o kit pertence a família de microcontroladores Kinetis da Freescale, que utiliza como core o ARM Cortex-M4 com clock máximo de 100Mhz (a Freescale prometeu lançar até o final do ano versões de até 150Mhz com FPU). Uma das grandes vantagens do kit é possuir um Segger™ J-Link™ on-board, que pode também ser utilizado como JTAG para outros microcontroladores.

O Demo foi desenvolvido no CodeWarrior 10.1 e contém as consultas tradicionais do BRTOS (stack ocupado por cada tarefa, quantidade de memória total ocupada pelas tarefas, ocupação de CPU, uptime, etc) através de um console acessado pela porta serial virtual criada com a classe CDC do padrão USB.

Infelizmente nossos planos de desenvolver um mp3 player foram adiados devido a problemas na revisão 3 do kit que recebemos. Nesta revisão do kit embora exista um slot para cartão SD, os pinos conectados ao cartão SD não permitem que se use nem o SDHC e muito menos a comunicação SPI. A revisão 4 do kit continua com este problema, com a promessa de correção na revisão 5. Maiores informações sobre os problemas do kit podem ser consultadas aqui:

http://cache.freescale.com/files/32bit/doc/errata/KWIKSTIKK40HWER.pdf

Apesar destes problemas o kit continua sendo bem interessante, principalmente por seu preço ($29). Seguem fotos de frente e costas do kit sem a capa emborrachada que acompanha o kit:

Deixamos um demo com funções básicas (USB CDC com terminal, gravador e reprodutor de áudio, display, touch sensing e buzzer) disponível para quem quiser experimentar. Faça o download do projeto demo no site oficial do projeto no Google code:

http://code.google.com/p/brtos/downloads/list

Anúncios
  1. 26/07/2011 às 3:30

    IT is really a nice stuff… good effort… please let me know if you have any other releases in freescale kinetis….

    • 27/07/2011 às 15:35

      Hi Naresh,

      I’m glad you liked our project. News about ports and demos will always be posted here.

      Best regards,
      Gustavo

  2. Ricardo
    27/06/2012 às 5:39

    Bom dia, gostaria de esclarecer uma duvida, fui presenteado com um kit desses e notei que ele tem os pads do BDM para gravação externa bem ao lado do cristal do J-Link, voce saberia me informar se seria possivel gravar MCUs HCS08 com esse kit ?
    grato

    • 27/06/2012 às 9:42

      Olá Ricardo.

      Até onde sabemos o j-link dá suporte a linha ARM da Freescale. Os HCS08, assim como HCS12 e Coldfire utilizam o Background debugger (BDM), ou seja, um debugger diferente.

  3. 17/02/2012 às 8:31

    Olá Fábio,
    Obrigado pela dica do watchdog, realmente passou despercebido, pois geralmente deixamos habilitado por padrão.

    Abraço.

  1. 16/02/2012 às 23:52

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: