Início > brtos > Lançados primeiros demos do BRTOS para o kit TWR-LCD

Lançados primeiros demos do BRTOS para o kit TWR-LCD

Após algum tempo “namorando” os kits Tower da Freescale, adquirimos dois kits com a ajuda do programa universitário da Freescale. O TWR-LCD e o TWR-K60N512-KIT (ainda não recebemos este kit do Kinetis ARM Cortex-M4).

O kit TWR-LCD possui um display LCD 320×240 (QVGA) com suporte a touchscreen resistivo, conexão USB e soquete para cartão Micro SD. A API eGUI 2.0 da Freescale foi integrada ao BRTOS para desenvolvermos os primeiros demos com o display LCD. Ainda, foi realizado uma integração mínima da stack USB Freescale / CMX para dar suporte a comunicação USB. Três demos foram desenvolvidos: Somente LCD, LCD + USB e LCD + USB + SD/FAT16. Os demos estão disponíveis para download no Google Code:

http://code.google.com/p/brtos/downloads/list

Para o demo com suporte a USB tivemos que retirar alguns elementos gráficos, de forma a permitir que este código demonstrativo compile no Codewarrior Special Edition (limite de código de 64KB para Coldfire V1). Note que o tempo da tela de boot do BRTOS foi um exemplo de um elemento gráfico do eGUI (o BRTOS inicia muito mais rápido !!! ehehe). Para compilar o demo completo é necessário a licença full do Codewarrior. No entanto, ao comentar as tarefas que gerenciam um dos recursos é possível suprimi-lo. Por exemplo, para compilar um demo com USB + SD + FAT16 na licença Special é só comentar a tarefa de display LCD.

 

Confira o vídeo da interface gráfica do eGUI em ação:

 

Anúncios
  1. Diego Marcel de Souza
    30/03/2011 às 19:38

    Olá Gustavo, tudo bem?

    Sou acadêmico de Engenharia Eletrônica na Universidade Feevale (www.feevale.br) e estou interessado em utilizar o BRTOS portando para o kit de desenvolvimento FrendlyARM mimi2440(http://www.friendlyarm.net/products/mini2440) no meu trabalho de conclusão de curso. Gostaria de entrar em contado com vc para trocarmos algumas informações sobre essa idéia. Abraços.

    • 31/03/2011 às 14:53

      Olá Diego. É sempre bom ver que existe interesse em nosso projeto. Pelo que conheço desse kit ele tem uma CPU ARM9 com 64MB de RAM, não é? Isto é muito mais memória e processamento do que estamos acostumados a utilizar com o BRTOS. O máximo que chegamos a utilizar foi em uma CPU de 100Mhz com 96KB de RAM. Com certeza seria interessante ver como o BRTOS se sairia. Ainda, se vc tem o kit com o display a memória seria importante tb. Com certeza podemos trocar algumas informações. Temos um port preliminar para um ARM Cortex-M4 no SVN do Google Code.

      • Diego Marcel de Souza
        03/04/2011 às 20:34

        Isso mesmo Gustavo, o meu kit tem um ARM9 com 64MB de RAM, 1 GB de NAND e display. Minha idéia inicial é fazer o port, verificar algumas questões de desempenho e possívelmente desenvolver alguma aplicação com algum dos periféricos do kit. Ainda não decidi exatamente o que fazer porque comecei a pesquisar recentemente. Abraços

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: