Início > brtos > Notícias – BRTOS 1.61 e port para PIC18

Notícias – BRTOS 1.61 e port para PIC18

Nos últimos dias realizamos uma bateria de testes no BRTOS a fim de procurar possíveis inconsistências no código, o que resultou nas versões 1.6 e agora na versão 1.61 do BRTOS. Foram adicionadas proteções no código, principalmente nas funções que utilizam temporização, de forma a evitar que o mau uso do sistema apresente comportamentos inesperados.

Ainda, Ao analisar o consumo de memória nos novos ports (ATMEGA e PIC18), verificamos que as variáveis definidas como const não estavam sendo necessariamente colocadas na FLASH, o que aumentava o consumo de RAM do sistema. Assim, realizamos pequenas alterações no código para sanar este problema.

Verificamos também que o port do PIC18 possuía pequenos erros na inicialização do stack que foram corrigidos. Agora o port já opera com as funções de debug pela serial.

 

Recomendamos fortemente que seja realizada a atualização do BRTOS para a versão 1.61, através dos links disponíveis no site do projeto.

http://code.google.com/p/brtos

Anúncios
Tags:, ,
  1. Felipe Bandeira
    11/12/2010 às 11:36

    Estou começando a estudar Sistemas operacionais para sistemas embarcados, e quase nao acreditei que existe um projeto brasileiro. Parabens pelo pelo projeto, mandou bem em portar para o PIC18.

    • 11/12/2010 às 17:02

      Obrigado pelo incentivo Felipe. Existem outros projetos nacionais em Sistemas Operacionais para embarcados, mas não sei ao certo o estado atual de desenvolvimento. Acredito que o BRTOS hoje está entrando em uma nova fase, passando a ser utilizado em outros projetos open source e talvez até em produtos comerciais. O port para o PIC18 foi uma consequência, pois este microcontrolador é muito utilizado no Brasil.
      Esperamos que goste do BRTOS e que possa vir a utilizá-lo.

      Abraço,
      Gustavo

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: